O Dia de S. Valentim na Escola Fernando Caldeira

Porque as tradições perpetuam o património cultural de um povo, mais uma vez cumprimos a nossa missão enquanto escola, com a comemoração e celebração do “DIA DE S. VALENTIM”.

Desta forma, a palavra ergueu-se, manifestou-se e circulou ao serviço da transmissão de sentimentos…amor, amizade, carinho querer bem, foram as mais veiculadas!

Associaram-se os gestos de escrever, colorir, ornamentar, divertir…

A cor vermelha ganhou expressão e bailou em corações, cartas, postais …

Deu e espalhou alegria, a normal agitação das crianças e jovens…

Prendas, doces, pequenas e grandes surpresas tiveram atitude.

Junto ao bar da escola, no corredor principal, de forma simples, os alunos deixaram a prova da passagem do S. Valentim nesta comunidade escolar: uma nuvem de corações vermelhos, mensagens, quadras e o imprescindível cupido.

Depois de um inverno longo e pesado, lançamos, assim, o “grito” de chamamento à primavera, que pretendemos colorida por afetos, recheada de ânimo, enternecida pelos raios de sol…

A história de S. Valentim foi motivo de interesse e curiosidade…

Apurou-se que… Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Este queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que omotivo sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou, foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.

 Com os tempos, este dia ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França e, mais tarde, nos Estados Unidos. Atualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em cada vez mais países do mundo, como um pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.

Até para o ano!

 O Departamento de Línguas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s